tag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.comments2022-05-31T10:37:22.790-07:00Olhar praianoJosé Marques Carriçohttp://www.blogger.com/profile/10338692120082231760noreply@blogger.comBlogger194125tag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-78142637430954489672014-02-06T13:11:02.140-08:002014-02-06T13:11:02.140-08:00(continuação)
Nem conseguiram acabar com o caos da...(continuação)<br />Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2 Verde e o projeto da linha 6-Laranja com transbordo obrigatório caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.<br />Os planos da CPTM de desativar a estação Julio Prestes CPTM em foco-“Estação Júlio Prestes poderá ser fechada”, sob a alegação que esta subutilizada, é mais um capítulo do descaso que se impõem aos usuários de trens suburbanos, faz com que todos tenham prejuízos com esta decisão, porém os usuários da linha 10-Turquesa (ABC) foram os mais prejudicados.<br />Se a estação Júlio Prestes hoje se encontra subutilizada, é porque os planejadores não tiveram a sensibilidade de visualizar que esta estação terminal, só têm condições de receber composições provenientes de Barra Funda / Água Branca / Bom Retiro, inclusive os futuros trens regionais procedentes de Campinas, Sorocaba, entre outras cidades do interior, linha 7 procedente de Francisco Morato e linha 8 procedente de Itapevi e que só pode ser usada como terminal, que fica próxima e esta subutilizada, uma passagem subterrânea poderia interligar estas duas estações com distância semelhante a percorrida pelos usuários da linha 10 até a estação da linha 3 do metrô no Brás podendo os usuários terem acesso as linhas 1 e 4 do metro na Luz, ficando com três linhas de metro a disposição.<br />A estação da Luz já estava com seu limite esgotado quando teve por um planejamento mal executado a instalação uma estação subterrânea como terminal da linha-4 Amarela do Metro, esta estação do Metro deveria ser em outro local, jamais na Luz, sem que a estação Nova Luz, e a de Bom Retiro estar concluída, e antes que tentem justificar que os subterrâneos da estação Júlio Prestes esteja tombada, e por isto que a linha-4 Amarela não foi instalada lá, é a mesma situação da Luz.<br /><br />A Estação Nova Luz que dizem estar planejada para ficar no lado oposto a Júlio Prestes, e poder ser utilizada como uma futura estação de integração com o TAV e ser interligada a ambas, pois a Luz é uma estação de característica de passagem, e não terminal, e é um desperdício logístico utilizá-la como esta sendo feito atualmente. O tempo perdido entre a chegada da linha 7 na Luz, desembarque, manobra para entrar na linha oposta, embarque e partida, chega próximo aos 4 minutos em plena região central de São Paulo, ficando claro ser um desperdício utiliza-la como terminal.<br /><br />O resultado disto é que hoje temos um caos na Estação da Luz, enquanto que a uma quadra a Estação Júlio Prestes está subutilizada em um local estratégico, cujo destino previsto é de uma sala com “N” finalidades porem nenhuma como estação ferroviária de passageiros.Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-89171872255437133922014-02-06T13:08:22.521-08:002014-02-06T13:08:22.521-08:00A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 1...A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 15-Prata, para carruagens com largura de 3,1 m (standard), e comprimento da composição total de ~86 m e com 7 vagões, é de ~1000 pessoas, concorrendo com o BRT e o VLT, contra para a mesma largura, porém com comprimento de ~132 m e com 6 vagões é de ~2000 pessoas para o Metrô, e com comprimento de ~170 m e com 8 vagões é de ~2550 pessoas para os Trens Suburbanos, significando com isto que a capacidade do metrô e dos trens suburbanos são no mínimo o dobro do monotrilho, trafegando na mesma frequência.<br /><br />A taxa de ocupação máxima recomendada mundialmente é de 6 pessoas por m².<br /><br />Comparativos: A capacidade é expressa em número de passageiros por hora por sentido (p/h/s), assim BRT, VLT, Monotrilho – 4000 a 25000 p/h/s, vagões, é de ~1000 pessoas, são considerados de “Média demanda”, enquanto Metrô, Trens suburbanos – 20000 a 60000 p/h/s sendo considerados de “Alta demanda”.<br /><br />Estão previstas plataformas centrais para saídas de emergência em todo seu trajeto, obrigatórias para esta função, constam na especificação técnica que iram existir, além das escadas retráteis! (de uso duvidoso).<br /><br />A largura padronizada dos carros para os três são de 3,1 m (standard). Não confundir com os trens suburbanos espanhóis da CPTM-SP e alguns da SUPERVIA-RJ de 2,9 m que possuem uma plataforma (gambiarra) em frente ás portas para compensar o vão.<br /><br />O monotrilho da linha 15-Prata, com ~26,5 km, Ipiranga, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda reprimida na zona Leste, com migração de parte da linha 3-Vermelha (a mais saturada do sistema) maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já nasce subdimensionado, além de ser uma tremenda incógnita, quando ocorrer uma avaria irá bloquear todo sistema, pois ao contrário que ocorre com os trens suburbanos, metrô e VLT em que o chaveamento é simples, facilitando a interpenetração e integração em linhas diversas, nos monotrilhos a mudança das carruagens para a via oposta se da de maneira complexa, com grandes distâncias entre si entre as estações, além de trafegarem em média a 12 m do piso.<br /><br />A melhor opção seria o prolongamento da linha 2 Verde, com bifurcação em “Y” na estação Vila Prudente, com a previsão da futura linha para Vila Formosa, e até São Mateus e a partir daí seguir em VLT, até a cidade Tiradentes, (Após as obras começadas, a estação terminal será na estação Ipiranga da CPTM), Vila Prudente basicamente será uma estação de transbordo. <br />(continua)Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-47684936540682646422014-01-17T12:51:54.936-08:002014-01-17T12:51:54.936-08:00Históricos seriam se estivessem recuperados e send...Históricos seriam se estivessem recuperados e sendo de utilidade publica, da forma que estão, são apenas cortiços degradando ainda mais o centroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-40833401628560747482013-11-07T20:00:14.533-08:002013-11-07T20:00:14.533-08:00concordo felipe.concordo felipe.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-20023140643160137602013-11-02T00:55:39.129-07:002013-11-02T00:55:39.129-07:00É,verdade,se falta tudo isso no bairro,inclusive f...É,verdade,se falta tudo isso no bairro,inclusive famílias com crianças,se querem que tenha mais escolas,creche,áreas de lazer,etc,mais um motivo para essa empresa sair de lá e se alojar no lugar devido a empresas desse porte,a zona portuária.Quando ela se instalou ali,o trânsito não era caótico como hoje,está mais do que na hora dela mudar de lugar e deixar o terreno,para quem sabe a prefeitura adquirir e construir melhorias para a população do local.A população está perdendo espaço é com essa empresa ocupando uma área e colocando a própria população em risco eminente e atravancando ainda mais o trânsito.Ninguém vai perder emprego só porque a empresa mudou de endereço,muito pelo contrário,se ela for colocada numa área maior e portuária,pode até ampliar sua função e consequentemente o quadro de funcionários.Aprendam a pensar no coletivo,ignorância não nos leva a nada,vivemos em sociedade,e,individualismo é o mal do século.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-5490431258392545192013-11-02T00:41:20.951-07:002013-11-02T00:41:20.951-07:00Será que agora,finalmente,esse túnel sai do imagin...Será que agora,finalmente,esse túnel sai do imaginário pro concreto?Espero que sim.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-34053973614190247112013-08-19T18:38:40.340-07:002013-08-19T18:38:40.340-07:00Excelente análise, principalmente pelo olhar volta...Excelente análise, principalmente pelo olhar voltado à segregação socioespacial e os vínculos sócio-econômicos das famílias.maiconhttps://www.blogger.com/profile/06602649697007750982noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-82563105951805293712013-08-08T11:14:11.922-07:002013-08-08T11:14:11.922-07:00ISTO É UMA VERGONHA O BAIRRO PRECISANDO DE TANTO I...ISTO É UMA VERGONHA O BAIRRO PRECISANDO DE TANTO INVESTIMENTO, TAIS COMO HABITAÇÃO PARA FAMÍLIAS BAIXA RENDA, REDE DE ENSINO QUE NÃO TEM NO BAIRRO, CRECHE , ÁREA ESPORTIVA E LAZER PARA COMUNIDADE, <br /><br />POR QUESTÃO DE "CONCHAVOS" A POPULAÇÃO PERDE ESPAÇO PARA INTERESSES PRIVADOS POLÍTICOS.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-49566207322449449642013-06-17T19:06:29.452-07:002013-06-17T19:06:29.452-07:00É imprescindível prestarmos atenção ao que vem aco...É imprescindível prestarmos atenção ao que vem acontecendo em função da implantação da Saipem. O impacto já inicia-se fortemente quanto ao sossego e respeito aos horários, pois o "bate-estacas" trabalha ao bel prazer da empresa, sem considerar nenhum tipo de horário. É final de semana, sábado, cedo, tarde, durante a semana, após 19 hs, desmando total...<br /><br />Como síndica e residente num condomínio próximo à balsa, rogo ajuda às autoridades santistas no sentido de, ao menos, regularizarmos essa situação tão inconveniente.Sandrahttps://www.blogger.com/profile/11491394719417599696noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-22915012063296832182013-05-22T07:22:20.072-07:002013-05-22T07:22:20.072-07:00Temos agora uma Usina de Concreto implantada no em...Temos agora uma Usina de Concreto implantada no empreendimento...<br /><br />https://www.facebook.com/photo.php?fbid=632928000070309&set=a.494327027263741.125674.493488990680878&type=1&theaterJulio Aulerhttps://www.blogger.com/profile/14731720947790995807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-84811383011706711942013-05-16T15:04:08.742-07:002013-05-16T15:04:08.742-07:00Muito Legal
Parabéns pela sua postagem
O seu blog...Muito Legal <br />Parabéns pela sua postagem<br />O seu blog é muito bom :)Henriquehttps://www.blogger.com/profile/13789441750024746942noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-16648870839617876412013-04-30T18:42:21.231-07:002013-04-30T18:42:21.231-07:00O TEMPO DA, O TEMPO TIRA.
************************...O TEMPO DA, O TEMPO TIRA.<br />*******************************<br />A questao da urbanidade assim como os segmemtos sociais que basicamente sao extratificados em tres niveis; pobres, classe media e ricos, sao o eterno motor propulsor do desenvolvimento socio-urbanistico da civilizacao humana...VEJAMOS: Na Idade Media, os povoados, cidadelas, cidades e estados, fundamentaram-se no regime feldal, e solidificaram seus poderes no regime monarquico, e posteriormente foram substituidos pelo mercantilismo e as varias atividades comerciais, locais e internacionais...ESTES VETORES DETERMINARAM A EXPANSAO IMOBILIARIA URBANA E DO INTERIOR AGRICULA...HOJE NA ERA CONTEMPORANEA, SOMO IMPULCIONADOS PELA NECESSIDADE DE ABRIGOS, ATIVIDADES COMERCIAIS DIVERSAS E A DEMANDA DE NOVOS MERCADOS DE PRODUCAO, CONSUMO E RESIDENCIAS, VETORES QUE DETERMINAM A EXPLOSAO IMOBILIARIA NAS CIDADES E NO INTERIOR...GCR-GrupoCulturaReunida.https://www.blogger.com/profile/00016829012405094930noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-81348453602629828032013-04-29T15:57:46.905-07:002013-04-29T15:57:46.905-07:00https://www.facebook.com/CtcoSaipemDoBrasilhttps://www.facebook.com/CtcoSaipemDoBrasilJulio Aulerhttps://www.blogger.com/profile/14731720947790995807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-56380062731309710932013-04-06T18:57:56.759-07:002013-04-06T18:57:56.759-07:00Olá José Marques, estava eu pensando com meus para...Olá José Marques, estava eu pensando com meus parafusos alguma solução para o BUM do crescimento na baixada, em geral em Santos e em São Vicente vendo alguma solução como o VLT que muito antes achavam até loucura politica, acho que ativar o tunel da santa terezinha/voturua tambem ja foi proposto como campanha politica, mas como a ligação de santos e guarujá, nunca sairam do papel.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09912658698735344751noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-88628471961703415552013-03-29T08:32:12.356-07:002013-03-29T08:32:12.356-07:00Eu gostei muito do conceito passarela. Esta acima ...Eu gostei muito do conceito passarela. Esta acima está muito feia, mas pode ganhar um novo desenho. Se houver segurança, vai desafogar as calçadas e as vias.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-85897568578520865202013-03-25T00:05:01.905-07:002013-03-25T00:05:01.905-07:00Não sei se dou risada ou se me admiro com os malab...Não sei se dou risada ou se me admiro com os malabarismos do IBGE pra dizer que o morador da favela é classe média, apesar do aumento do consumo de eletrodomésticos e eletrônicos sabemos muito bem que isso não significa uma melhora real na vida dessas populações em áreas sem infra-estrutura e outros serviços.<br /><br />Quem ganha 291 reais per capta não é classe média nem aqui e nem na Índia, pelo contrário, no máximo se considera isso como um limite entre o nível da miséria e da pobreza. Isso só pode ser coisa do governo pra dar uma falsa sensação de integração do pobre na sociedade. Ou alguém consegue viver dignamente com 700 reais, mesmo que se viva sozinho?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-90540058840336486552013-03-13T09:39:08.628-07:002013-03-13T09:39:08.628-07:00Sr Carriço não pude evitar de dar gargalhadas ao v...Sr Carriço não pude evitar de dar gargalhadas ao vislumbrar aquela arvore de natal fora de época instalada aos pés das palmeiras no inicio da Ana costa junto a praia, "cafona" e de explendido mal gosto é o mínimo que posso dizer a respeito. Arquitetos e Urbanistas de Santos por favor iluminem a mente dos responsáveis por aquilo....<br /><br />Ed Araujo, SantosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-91795470931145292352013-03-10T09:37:25.683-07:002013-03-10T09:37:25.683-07:00Desenvolvimento com políticas ambientais sustentáv...Desenvolvimento com políticas ambientais sustentáveis, não são coisas antagônicas. Qualquer pessoa com um mínimo de noções culturais sabe que investimentos em transporte, saneamento básico, urbanismo e infra-estrutura só trazem o progresso por onde passam. Os fatos refletem isto, o atual rodoanel sul não permite ligações periféricas secundárias em seu contorno, e que atravessa inúmeros mananciais, e o futuro norte estão levando em conta estas importantíssimas questões. Com todo respeito, acreditar que o único caminho viável é deixarmos do jeito que está, é no mínimo falta de informação. <br />Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída e ser priorizada é ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 60 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safras também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) se torna congestionada diariamente, ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.<br />Acredito também, como munícipe, que a estrada mitigaria as condições de estagnação que as cidades vivem, com ruas sem pavimentação, ocupação desordenada do solo, entre outras. Uma ligação da cidade com a região sul da capital traria muitos benefícios, fornecendo mais opções, melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital e baixada. Muitas pessoas voltariam a fixar na cidade, inclusive eu. A cidade poderia nos dar mais retorno frente aos impostos que pagamos. Investimentos em Parques Temáticos, Porto, Aeroporto, Ferrovia ligando com a existente, enfim muitos projetos que alavancariam a região como um todo, bem como o desenvolvimento global de toda a região. <br />Enquanto outras cidades turísticas litorâneas avançam principalmente no norte fluminense, Itanhaem, Mongaguá e Peruíbe se voltam ás primitivas cidades sazonais caiçaras sem interesse em desenvolvimento e com metas e avanços financeiros presentes apenas nas mãos de alguns.<br />Já passou á hora de ver nossa geração e de nossos filhos se enraizarem na região com bons empregos e educação ao invés de tentar uma melhor condição social em São Paulo, pois Santos também já ultrapassou o limite de saturação.<br />Com relação Parelheiros, esta região rural situada ao sul do município de São Paulo, a região que possui uma carência de saneamento básico, ajudaria enormemente uma fiscalização, urbanização e preservação dos seus mananciais. <br />Sinto que o potencial destas cidades não são utilizados, com foco noutros que beneficiam uma minoria retrógrada. Não vejo senão, o apoio irresponsável e egoísta aos interesses escusos.<br /><br />leoni.luiz.carlos@gmail.com<br />Praia Grande-SP<br />Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-13222972114311039052013-01-11T15:15:06.528-08:002013-01-11T15:15:06.528-08:00E continuamos a ser uma região sem empregos, vide ...E continuamos a ser uma região sem empregos, vide o fato de muitas pessoas subirem a serra diariamente a procura de empregos, onde não raro paga-se mais que o triplo daqui. E mesmo assim temos um custo de vida até maior que o de lá.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-90402269047383599382013-01-09T20:58:33.586-08:002013-01-09T20:58:33.586-08:00mas professor, não seria possível integrar esses p...mas professor, não seria possível integrar esses pontos (abrigos) a "provavel" rede do VLT?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-76834463743502024552012-12-26T18:45:33.837-08:002012-12-26T18:45:33.837-08:00hahaha... o inevitável "faraônico" foi ó...hahaha... o inevitável "faraônico" foi ótimo. Incrível como o governo de SP faz de tudo pra complicar - e inviabilizar? - o VLTWAA - Wagner de Alcântara Aragão - Waguinhohttps://www.blogger.com/profile/09464957615179370428noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-79484676088927898762012-12-23T16:08:22.239-08:002012-12-23T16:08:22.239-08:00JMC, eu repassei a resposta da EMTU pois achei que...JMC, eu repassei a resposta da EMTU pois achei que não estava mais lá para a ouvir a resposta que já imaginava ouvir, já que a "audiência" foi um na verdade um comunicado a sociedade. Também não concordo com a demolicao dos imóveis mostrados e tenho certeza que existem trajetos melhores. O Trajeto esta sendo pensado somente para passar em frente a Petrobras, situação que nem na sede do Rio acontece. AbracoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-71700290156085821592012-12-23T12:07:40.439-08:002012-12-23T12:07:40.439-08:00Prezado Anônimo, nenhum imóvel Nível 2 será demoli...Prezado Anônimo, nenhum imóvel Nível 2 será demolido porque o atual prefeito enviou à Câmara o Projeto de Lei Complementar 54/2012 alterando os níveis de proteção atribuídos pelo Condepasa. Assim, quando eles forem demolidos, não serão mais Nível 2. Espertos não? Veja os endereços dos imóveis no post "Audiência escrita". Se não acreditar em mim, vá no site da Câmara e busque o teor do projeto em Proposituras.José Marques Carriçohttps://www.blogger.com/profile/10338692120082231760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-76983361966306998692012-12-22T12:45:39.373-08:002012-12-22T12:45:39.373-08:00Se até a CET viu isto, até deficiente visual perce...Se até a CET viu isto, até deficiente visual percebe...<br />Nem com desenho a corrupção "entende"Pegorerhttps://www.blogger.com/profile/01323285390472293431noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4409614546758959222.post-41698256789536311472012-12-22T12:42:53.098-08:002012-12-22T12:42:53.098-08:00Sabe como o Japão saiu da miséria imposta pelos sa...Sabe como o Japão saiu da miséria imposta pelos samurais que inclusive gerou tanta fome que o povo diminuiu de tamanho?<br />Abraço.Pegorerhttps://www.blogger.com/profile/01323285390472293431noreply@blogger.com